Imagens e símbolos de Halloween 2013

O Halloween é um conjunto de símbolos e práticas que respira a nova vida em rituais negros e civilizações passadas. Muitos de seus símbolos são universais, pois estão familiarizados com as pessoas em muitas partes do mundo. No entanto, cada grupo cultural vê as imagens a partir dos seus próprios pontos de vista.

Os símbolos abaixo incluem uma mistura de popularidade global que lembra que, embora o Halloween seja um confronto às orientações de Deus, se encaixa muito bem no mundo e na natureza humana.

Veja os principais símbolos de Halloween:

Morcegos: O único mamífero que se alimenta de sangue, este nativo da América Central e do Sul usa dentes afiados para cortar os furos necessários e sugar o sangue de sua vítima. Não admira que os morcegos tenham sido associados à morte, vampiros e rituais ocultistas do Ocidente. Mas no Oriente, muitas vezes representam boa sorte.

Gato preto: É associado ao mundo de feitiços e magia, bem como para o ocultismo escuro.

Fogo: Simboliza o calor e proteção, bem como a morte e a destruição de culturas ao redor do mundo. Durante Samhain, os druidas usavam o fogo para protegê-los contra os maus espíritos e para os sacrifícios rituais (animal ou humano) para seus deuses.

Fantasmas: Um símbolo universal para os espíritos dos mortos e visitações do ocultismo. Os fantasmas decorativos podem ser bonitos, mas já representaram inúmeras vítimas da escravidão e opressão demoníaca.

Abóbora: Nas ilhas britânicas, o rosto assustador da Jack-o’-lantern era usado para espantar os maus espíritos e lançar feitiços de proteção sobre a família. Os celtas esculpiam esses rostos em cabaças ou nabos, o que hoje se associa à abóbora americana.

Crânios, ossos, esqueletos: Símbolos da morte, da doença e da brevidade da vida terrena. A caveira e os ossos cruzados levantam medo da morte universalmente.

Aranha: Para muitas culturas, a aranha e sua teia simbolizavam a tecelagem de vida e as formas cíclicas da natureza. Mas, no contexto do Halloween, ele aponta para lugares assustadores, escuros e assombrados.

Bruxa: O significado de bruxa e bruxaria mudou muito com o passar dos séculos. Para muitos, ainda simboliza uma velha com verrugas e cabelos coloridos, que faz feitiços malignos em crianças e voa em sua vassoura. Mas a imagem mais realista mostra ativistas feministas que buscavam sabedoria em uma mistura de religiões, como hinduísmo, espiritismo, feitiçaria, etc.

Comente (será moderado)